Normalmente quando a questão é a compra de um bem, o financiamento ou o empréstimo são as primeiras alternativas a serem pensadas, mas existe outro método muito eficiente que é o leasing.
Esse método ainda não é visto como uma das primeiras opções pela falta de conhecimento sobre. Por isso, neste post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o leasing, e quem sabe assim você passe a considerar esse método como opção para adquirir seu bem.
Você verá:
- os tipos de leasing;
- a diferença entre aluguel;
- as vantagens e as desvantagens;
- e se é a melhor escolha de linha de crédito.
Boa leitura!
O que é leasing?
Leasing é um termo em inglês, que significa arrendamento mercantil, que nada mais é do que um contrato entre duas partes, denominadas de arrendador (proprietário do bem e geralmente se trata de uma instituição financeira) e arrendatário (cliente ou usuário daquele bem).
Se tratando de uma modalidade em que o arrendador adquire um bem e em seguida permite que o cliente usufrua daquele bem, por um prazo determinado, mediante a um pagamento mensal indicado pelo contrato, com opção de compra no final.
Ou seja, o leasing, é um tipo de linha de crédito, usado tanto por pessoas físicas ou jurídicas, mas que se difere das outras visto que no fim do contrato, o cliente tem três opções garantidas:
- renová-lo;
- devolver o bem ao arrendador e encerrar o contrato;
- comprá-lo da instituição financeira.

Os possíveis tipos de leasing - entenda como funcionam:
O leasing pode ser usado em contratos para imóveis, automóveis, maquinários, ferramentas e outros. Seja para qual bem for, existem quatro tipos de leasing no mercado: financeiro, operacional, back e imobiliário, eles se diferem em alguns pontos, como prazo, valor de compra final e outros. Veja mais:
Back:
O termo em inglês que significa “de volta”, traz a ideia de que aquela ação (de vender o imóvel) terá possibilidade de ser revertida.
Um método voltado para empresas que desejam mais recursos para operação, então ela vende um imóvel para um arrendador e continua com usufruto do imóvel, pagando um “aluguel” para isso.
E a empresa tem a possibilidade e prioridade de recomprar o imóvel no futuro.
Imobiliário:
Quando o arrendador compra um terreno e constrói um imóvel a pedido do arrendatário, ele o aluga por um período já acordado e ao término do contrato de aluguel, ele tem a opção de compra garantida.
Financeiro:
É um tipo de crédito que utiliza o bem como garantia, o que pode facilitar a vida do cliente, visto que não é necessário ter outra forma de garantia. Com prazos longos (mínimo de 2 anos).
Ao final do prazo, o cliente pode comprar o bem pelo valor acordado pelo arrendador, renovar o contrato ou devolver o bem.
Operacional:
Aqui o tempo de contrato é o menor entre as categorias (mínimo de 90 dias), e a manutenção do bem é compartilhada entre o arrendador e arrendatário.
Ao final do contrato, caso o cliente opte pela compra do bem, ele terá que pagar o valor do mercado, não o valor residual.
Leasing e aluguel são a mesma coisa?
Utiliza-se muito o termo aluguel para explicar as formas de pagamento no leasing, mas eles se diferem um pouco, entenda:
Enquanto no aluguel o cliente paga um valor periodicamente para utilizar de um bem, até o término do contrato, onde ele pode renovar ou romper o vínculo e não tem opção de compra já acordada.
No leasing, ao final do contrato o cliente pode optar pela compra do bem e pagar o valor residual, (valor esse que desconta do valor atual de mercado o que o cliente já pagou durante o período de contrato), renovar o contrato ou devolver o bem.
Empréstimo, financiamento ou leasing por qual optar?
Quando se decide pela compra de um bem é comum ficar em dúvida em qual linha de crédito usar, as opções mais pensadas são os empréstimos e financiamentos, mas agora que você conhece mais sobre o leasing, ele pode passar a ser considerado também não é mesmo?
No empréstimo uma instituição financeira “empresta” dinheiro pro cliente, sem ter uma finalidade específica, em troca disso o cliente paga juros sobre o valor emprestado, juros esses que são muitas vezes altíssimos.
Para o financiamento é necessário ter uma finalidade específica, a instituição financeira necessita dos dados do bem ou serviço a ser financiado, para utilizá-lo como garantia caso você não tenha outro bem que possa usar como garantia.
No leasing a instituição financeira compra o produto de interesse e você paga certa quantia pelo direito de usar aquele bem por um determinado período, ao fim do prazo você decide o que fazer em relação ao bem.
As duas últimas opções vinculam os bens em questão aos contratos de pagamento, então eles funcionam, automaticamente, como uma forma de garantia da transação. Já no caso dos empréstimos, pode ou não haver garantias, aumentando o risco para a instituição, pois se você não pagar as parcelas, o banco pode sair no prejuízo, por isso é comum que os juros sejam muito altos.
Vantagens e riscos do leasing

Como toda linha de crédito, o leasing também conta com vantagens ou riscos, dentre as vantagens podemos citar:
- Uma operação isenta de IOF;
- Normalmente utiliza-se o próprio bem como garantia, fazendo assim as parcelas mais acessíveis que outros tipos de crédito;
- Possibilidade de dedução total dos pagamentos devidos no cálculo do imposto de renda;
- Processo de administração simples e ágil;
- O arrendatário(cliente) que decide pela compra do bem, pela renovação do contrato ou por fazer a devolução;
Esse último ponto é importante, pois ao iniciar um contrato de leasing o cliente pode ter a intenção de compra do bem, mas ao terminar o prazo do contrato pode não querer mais e então não vai estar encurralado a essa situação de compra.
Como não é só de vantagens que se vive é importante frisar que existem alguns riscos, como:
- Os prazos de pagamento são menores que outras linhas de crédito;
- Em caso de quebra de contrato, as cobranças podem ser bem altas.
Para escolher a melhor linha de crédito para você é interessante fazer um estudo financeiro na sua casa ou empresa, para decidir qual opção lhe trará um melhor resultado na busca desse bem.
Quando o bem desejado pela sua empresa se tratar de um imóvel é interessante buscar profissionais na área, visto que uma locação é um dos pontos mais importantes para um negócio de sucesso.
Gostou da leitura? Compartilhe!