Nossos produtos
Soluções Financeiras ->
Renegociação de aluguel
Recovery Audit
Revenue Assurance
Ações renovatórias
Soluções de Professional Services ->
Suporte Modular ou completo
Central de relacionamento
Administração de faciliteis
Soluções Tecnológicas ->
Sistema de gestão de imóveis
App de franquias
Soluções de Expansão ->
Expansão / Built-to-suit
Laudos e avaliações
Quem somos
Contato
Blog
Solicite nosso contato
<-  Voltar aos blogs

Home Equity: Conheça os 6 passos para solicitar seu crédito‍

O Home Equity é uma modalidade de crédito ainda muito nova no Brasil, mas que vem se tornando cada vez mais uma forte opção de empréstimo para empresas.

Autor LocX Imóveis
Rafaela Alves
Publicadoem
16/6/2025
Categoria
Financeiro
Home Equity: Conheça os 6 passos para solicitar seu crédito‍
Navegue pelo artigo

Olá, tudo bem? Em 2019, o Brasil foi apontado em um estudo divulgado pelo Anuário de Competitividade Mundial, elaborado pela escola suíça IMD, como o maior custo de crédito para as empresas.

Ou seja, é o país mais caro para empresas que precisam de empréstimos, isso afeta o crescimento dos negócios aqui no país. Nesse cenário surgiu o Home Equity, um tipo de empréstimo com taxas e juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de crédito?

  • O que é Home Equity;
  • O que é alienação fiduciária;
  • O valor do empréstimo pode ser usado para que;
  • Como solicitar;
  • Diferença entre Home Equity e Hipoteca;
  • Vantagens e desvantagens.

Boa leitura!

O que é Home Equity?

O termo já vem sendo muito usado para se referir a empréstimos que utilizam imóveis como garantia nos Estados Unidos e Europa. Essa modalidade de crédito ainda é pouco conhecida no Brasil (surgiu em 2000), mas aos poucos vem se tornando mais acessível.  

Ele têm taxas e juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos, pois com a garantia de imóvel quitado no nome (ou razão social) do solicitante, os riscos de inadimplência são mais baixos.

Enquanto quem solicitou o empréstimo ainda está pagando as parcelas, o imóvel dado como garantia passa a ser propriedade da instituição financeira, a titularidade é transferida por meio de alienação fiduciária.

+ Leasing: conheça essa linha de crédito imobiliário

Home Equity

O que é alienação fiduciária?

A alienação fiduciária de imóvel é uma garantia dada pelo fiduciante (devedor), que transfere a propriedade para o fiduciário (credor) até que a dívida seja quitada.

O devedor pode continuar utilizando do imóvel durante o prazo de pagamento, desde que esteja quitando as parcelas em dia. Tudo isso é realizado e registrado em cartório, sem necessidade de intervenção jurídica.

O valor do empréstimo pode ser utilizado para que?

Diferentemente dos empréstimos mais comuns disponíveis no mercado, o Home Equity não precisa ter um destino específico para ser solicitado.

É muito comum que empresas solicitem a linha de crédito para investir em novos negócios ou no próprio capital da organização.

O valor máximo do empréstimo varia de acordo com a instituição financeira, o valor do imóvel e a renda de quem está solicitando. A renda pode ser composta por até 2 pessoas, porém o valor das parcelas de pagamento não podem ultrapassar 30% da renda.

+ Avaliação mercadológica: compra e venda por um valor justo

Como solicitar o Home Equity?

Ao considerar a solicitação de um empréstimo, passará por algumas etapas até a liberação do crédito, é claro que essas etapas podem variar entre as instituições financeiras, a base da solicitação é:

+ Saiba mais sobre a avaliação de imóveis e seus benefícios

Simulação:

Aqui, a instituição financeira que você pretende realizar o empréstimo, irá requerer seus dados pessoais e algumas informações básicas do imóvel. O valor pretendido e as possibilidades de parcelamento também devem ser informadas.

Negociação:

Nessa etapa é possível tirar as dúvidas sobre o Home Equity, e concluir se essa realmente é a melhor opção para suas necessidades, se for confirmado, dá-se continuação ao processo.

Documentação:

As documentações necessárias podem variar de acordo com as instituições financeiras, e se a solicitação será feita por pessoa física ou jurídica. As principais exigências são:

Em caso de pessoa física:

  • RG ou CPF, certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Ficha cadastral preenchida (caso solicitado);
  • Matrícula do imóvel;
  • Fotos do imóvel;
  • IPTU do imóvel;
  • Comprovantes de renda e outros.

Em caso de pessoa jurídica:

  • RG ou CNH do dono do negócio;
  • Contrato social atualizado;
  • Comprovantes de capital;
  • Documento dos sócios, caso existam;
  • Ficha cadastral preenchida (caso solicitado);
  • Matrícula do imóvel;
  • Fotos do imóvel;
  • IPTU do imóvel;
  • e outros.

Análise de Crédito:

Assim como em qualquer outra linha de crédito, é realizada uma análise, que avalia seu perfil e risco de inadimplência. Assim é possível definir as condições do empréstimo e se ele será concedido ou não.

Avaliação do imóvel:

A avaliação do imóvel é realizada por um especialista, que considera diversos aspectos para chegar ao valor real do imóvel. Veja aqui um pouco mais sobre avaliação de imóveis e entenda o processo.

Assinatura do contrato:

Após passar por todas as etapas e aprovações necessárias, ocorre a elaboração e assinatura do contrato. Que deve ser protocolado no Cartório de Registro de Imóveis através do processo de alienação fiduciária. Feito isso o crédito já é liberado para uso.

+ Como está o seu custo de ocupação? Saiba como mantê-lo equilibrado

Diferença entre Home Equity e Hipoteca

Enquanto no Home Equity há uma transferência de titularidade, o imóvel se torna propriedade indireta da instituição financeira e o devedor continua sendo proprietário direto e usufruindo do imóvel, em caso de não pagamento o imóvel é tomado.

Na Hipoteca não existe transferência de titularidade, o imóvel continua no nome de quem solicitou o empréstimo, o que resulta em uma dificuldade maior na execução da garantia, a falta de pagamento exige uma ação judicial para tomada do imóvel. Consequentemente os juros e taxas são mais altos.

Home Equity vs Hipoteca

+ Quais as vantagens da gestão de contratos imobiliários?

Vantagens e desvantagens do Home Equity

Como já foi muito citado anteriormente, as principais vantagens são:

  • Taxas e juros mais baixos: devido a essa garantia que a instituição financeira fica mais segura em relação a inadimplências, como consequência os juros e taxas são mais baixos;
  • Prazos mais longos: esse tipo de empréstimo pode chegar a ter um prazo de 240 meses (20 anos), isso acontece porque a instituição financeira não quer seu imóvel e sim receber as parcelas.
  • Crédito mais alto: validado por lei (Resolução nº 4.27), a modalidade de Home Equity pode fornecer empréstimos de até 60% do valor do imóvel, o que é bem mais do que financiamentos mais comuns podem proporcionar.
  • Pode alugar a garantia: permite que você use um imóvel que está sendo locado como garantia, o que é uma vantagem muito boa, afinal você pode usar o valor que recebe do aluguel para pagar as parcelas do empréstimo.

Entre as desvantagens podemos citar:

  • Gasto inicial irrecuperável: O tomador de crédito tem que desembolsar algumas taxas para realização do laudo de avaliação do imóvel. E como existe a possibilidade do crédito ser concedido ou não, pode ser um gasto irrecuperável.
  • Burocracia: o processo pode ser um pouco lento, pelo tempo que o cartório leva para transferência de titularidade.

Em resumo, o Home Equity é uma ótima opção para empresas que precisam de créditos mais altos, com taxas e juros mais baixos.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Pensando em investir no crescimento da empresa?
Expansão ágil e assertiva é com a LocX!
Fale com o consultor
Publicado em
16/6/2025
Categoria
Financeiro
Pensando em investir no crescimento da empresa?
Pensando em investir no crescimento da empresa?
Expansão ágil e assertiva é com a LocX!
Fale com o consultor

Artigos mais acessados:

Gestão de imóveis

Contratar imobiliárias especializadas em imóveis comerciais

Gestão de imóveis

Inteligência imobiliária: aplicação de medidas de biossegurança 2023!

Contratos

5 Dicas para evitar golpes com modelo de procuração de imóvel

Financeiro

6 benefícios do Recovery Audit para a sua empresa

Contratos

Guia definitivo para o contrato de terceirização de serviços [exemplo]

Artigos relacionados

Financeiro

6 benefícios do Recovery Audit para a sua empresa

September 13, 2022
Ler artigo ->
Financeiro

Negociação de imóveis comerciais: passo a passo e 11 dicas

September 13, 2022
Ler artigo ->
Financeiro

5 Etapas essenciais na análise de custo

September 13, 2022
Ler artigo ->
Logo LocX

Gestão de imóveis comerciais. Do serviço à tecnologia própria.

Nossos serviços

Soluções Financeiras

Soluções de Professional Services

Soluções de Tecnologia

Soluções de Expansão

A LocX

Sobre Nós

Blog

Trabalhe conosco

Cases de Expansão e BTS

Canal de ouvidoria e denúncia

Contato

contato@locximoveis.com.br

+55 11 9 3253-8775

CRECI MG J 0005686

CRECI SP J 30341

DPO

dpo@locximoveis.com.br

Redes sociais

Falar no WhatsApp

Já é cliente?

11 4765-3102

Suporte ao cliente

Acessar LocAcademy

LocX Imóveis - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Política de Cookies e Termos de Privacidade