Nossos produtos
Soluções Financeiras ->
Renegociação de aluguel
Recovery Audit
Revenue Assurance
Ações renovatórias
Soluções de Professional Services ->
Suporte Modular ou completo
Central de relacionamento
Administração de faciliteis
Soluções Tecnológicas ->
Sistema de gestão de imóveis
App de franquias
Soluções de Expansão ->
Expansão / Built-to-suit
Laudos e avaliações
Quem somos
Contato
Blog
Solicite nosso contato
<-  Voltar aos blogs

Recibo de pagamento: qual o tipo ideal para o seu negócio?

O recibo de pagamento é a prova de que uma transação financeira foi realizada, esse documento é muito importante para manter a organização financeira da sua empresa.

Autor LocX Imóveis
Rafaela Alves
Publicadoem
19/11/2024
Categoria
Financeiro
Recibo de pagamento: qual o tipo ideal para o seu negócio?
Navegue pelo artigo

Olá, tudo bem? O recibo de pagamento é um comprovante, tanto para o vendedor quanto para o cliente. Ele serve para comprovar que a quantia negociada entre o comprador e o vendedor foi quitada. 

É muito importante para empresários, para proteger seus direitos e da empresa, quanto para ter um controle melhor do capital que entra e sai da empresa.

O recibo pode evitar qualquer tipo de desentendimento, como pagamentos não realizados, contestação sobre o recebimento da dívida e erros de duplicação de valores. É muito importante para manter a regularidade e segurança do seu negócio. Confira;

  • Quando devo fazer um recibo de pagamento;
  • Qual a diferença entre recibo e nota fiscal;
  • Quais são os tipos de recibos de pagamento mais comuns;
  • Como elaborar um recibo de pagamento.

Boa leitura!

Quando devo fazer um recibo de pagamento

O recibo de pagamento simples é um documento que declara o recebimento e o pagamento de algum valor, e possui valor legal.

O recibo é uma forma de profissionalizar ainda mais seu negócio e mantê-lo mais organizado, pois com ele você pode ter mais controle de tudo que entra e sai do seu caixa. É obrigatória a entrega destes recibos conforme a Lei nº 8.846 de 21 de janeiro de 1994.

Essa lei estabelece que o recibo deve ser entregue a fim de comprovar as operações na declaração de imposto de renda ou de outros proveitos, então você precisa ter um modelo de recibo para entregar também aos seus clientes e para pagamentos realizado para uma pessoa física, que não emite nota fiscal. ‍

+ Quanto você paga de aluguel? Sabia que esse valor muda anualmente?

Qual a diferença entre recibo e nota fiscal

Recibo de pagamento

Os documentos possuem finalidades diferentes. O recibo pode ser emitido por profissionais autônomos e liberais para comprovar o recebimento de um valor, já a nota fiscal, é um comprovante de posse de uma mercadoria, que deve incluir a data da compra e os dados do comprador.

O recibo de pagamento serve para controle financeiro e ajuda a evitar problemas com a lei, enquanto a nota fiscal é usada para registrar a compra de uma mercadoria ou prestação de serviço. 

+ Real Estate comercial? É com a LocX! Conheça nossos serviços

Quais são os tipos de recibos de pagamento mais comuns

Existem vários modelos e tipos de recibo de pagamento disponíveis, é preciso entender a diferença entre eles para identificar qual é o mais adequado para a sua empresa.

Recibo de pagamento de locação: é um comprovante de pagamento do aluguel de um bem móvel ou imóvel; 

Recibo de prestação de serviços simples: é o mais simples, onde consta o que que foi contratado e adquirido por meio do pagamento de um valor.

Recibo de salário: deve incluir o valor bruto e o pagamento líquido com os devidos descontos de impostos, além da função e serviços prestados referentes ao mês em que o pagamento foi efetuado; 

Recibo de pagamento de parte da dívida: quando se quita uma parte da dívida, o credor tem a obrigação de emitir um recibo de pagamento;

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA): parecido com a nota fiscal, serve para formalizar a prestação de serviços de um profissional autônomo, que não possui um CNPJ;

Recibo de pagamento de empregado(a) doméstico(a): detalha o salário bruto e o valor líquido pago ao profissional de limpeza residencial ou empresarial Deve ser emitido em 2 cópias, sendo uma para o empregador e outra para o empregado;

Recibo de pagamento complementar: este tipo de recibo é usado como complemento, para acréscimo do valor combinado anteriormente;

Recibo de pagamento de mão de obra: serve para comprovar o pagamento aos prestadores de serviço de natureza manual; 

Recibo de quitação antecipada: serve para comprovar que a parte devedora encerrou o pagamento das parcelas antes do vencimento; 

Recibo de pagamento de entrada: serve para comprovar o pagamento da entrada de um negócio realizado à prestações.

+ Quanto vale o seu imóvel? A avaliação de imóveis garante que o valor seja justo

Como elaborar um recibo de pagamento

Existem diversos recibos que se podem encontrar à venda e também gratuitos na internet. Mas elaborar um recibo não é uma tarefa complicada. Veja o passo a passo:

  • Dê um nome ao documento

Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.

  • Descreva o recebimento

Eu, (nome da pessoa que recebeu), registro que recebi de (nome da empresa ou pessoa que fez o pagamento) o valor de (quantia paga), pelos serviços prestados de (descreva a tarefa realizada).

Esse é apenas um exemplo de como você pode elaborar seu recibo, é válido que você faça adaptações nas descrições, de acordo com o seu objetivo. 

  • Valores em números e por extenso

Para sua segurança e de quem está recebendo é importante que os valores sejam escritos em número e por extenso — por exemplo, R$400,00 (quatrocentos reais).

  • Local, data e assinatura

Para que o recibo fique completo, é necessário datá-lo , colocar o local que o serviço foi prestado com a cidade e o estado, além do espaço para assinatura e abaixo coloque o nome completo da pessoa que recebeu o pagamento, com seu CPF. 

O recibo de pagamento é muito importante para que as empresas mantenham sua organização financeira em dia, e também a prestação de contas.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Sem preocupação com Burocracia
A gestão de imóveis LocX cuida dela pra você
Confira nossos serviços
Publicado em
19/11/2024
Categoria
Financeiro
Sem preocupação com Burocracia
Sem preocupação com Burocracia
A gestão de imóveis LocX cuida dela pra você
Confira nossos serviços

Artigos mais acessados:

Gestão de imóveis

Contratar imobiliárias especializadas em imóveis comerciais

Gestão de imóveis

Inteligência imobiliária: aplicação de medidas de biossegurança 2023!

Contratos

5 Dicas para evitar golpes com modelo de procuração de imóvel

Financeiro

6 benefícios do Recovery Audit para a sua empresa

Contratos

Guia definitivo para o contrato de terceirização de serviços [exemplo]

Artigos relacionados

Financeiro

6 benefícios do Recovery Audit para a sua empresa

September 13, 2022
Ler artigo ->
Financeiro

Negociação de imóveis comerciais: passo a passo e 11 dicas

September 13, 2022
Ler artigo ->
Financeiro

5 Etapas essenciais na análise de custo

September 13, 2022
Ler artigo ->
Logo LocX

Gestão de imóveis comerciais. Do serviço à tecnologia própria.

Nossos serviços

Soluções Financeiras

Soluções de Professional Services

Soluções de Tecnologia

Soluções de Expansão

A LocX

Sobre Nós

Blog

Trabalhe conosco

Cases de Expansão e BTS

Canal de ouvidoria e denúncia

Contato

contato@locximoveis.com.br

+55 11 9 3253-8775

CRECI MG J 0005686

CRECI SP J 30341

DPO

dpo@locximoveis.com.br

Redes sociais

Falar no WhatsApp

Já é cliente?

11 4765-3102

Suporte ao cliente

Acessar LocAcademy

LocX Imóveis - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Política de Cookies e Termos de Privacidade