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BPO Financeiro: Terceirização de Processos de Negócios, como fazer uma parceria ideal?

BPO é uma prática de negócios em que uma organização terceiriza um serviço, função ou tarefa de negócios, como por exemplo: back-office, front-office e atendimento ao cliente.

Autor LocX Imóveis
Vitória Vilaverde
Publicadoem
19/11/2024
Categoria
Terceirização
BPO Financeiro: Terceirização de Processos de Negócios, como fazer uma parceria ideal?
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Olá, tudo bem? O BPO (Business Process Outsourcing), normalmente, é recomendado para ser um um processo de negócios de suporte, e não central. Esses processos de suporte podem incluir o serviço de recursos humanos, atendimento, processos de suporte ao cliente e certos processos financeiros. 

Saiba mais sobre os diferentes tipos de processos de negócios:

  • Categorias de BPO;
  • Exemplos de BPO;
  • Como saber se preciso de BPO;
  • Escopo do processo de descoberta do problema;
  • Conheça alguns benefícios do BPO para empresas;
  • Como ter uma parceira ideal.

Boa leitura!

Categorias de BPO

Com base na localização geográfica do fornecedor, o setor de BPO pode ser dividido em 3 tipos, e a empresa pode alcançar a otimização absoluta do processo combinando essas 3 categorias.

Terceirização Offshore: Ocorre quando uma organização terceiriza um serviço localizado em um país diferente, para atender a determinados requisitos de trabalho. Por exemplo: uma empresa sediada no Brasil que terceiriza a produção de nióbio para uma empresa nos EUA, por ter acesso à tecnologia de ponta, o que não acontece no Brasil.

Terceirização Nearshore: Acontece quando uma empresa terceiriza suas funções de negócios para uma empresa em um país vizinho. Um exemplo disso é uma empresa canadense que terceiriza a função de atendimentos comerciais para uma empresa americana, devido  ao custo financeiro mais menor e experiência com a cultura local.

Terceirização Onshore: Dá-se quando uma empresa terceiriza suas funções não essenciais para uma empresa localizada no mesmo país. Por exemplo, quando uma agência sediada no sul do Brasil, contrata uma empresa de terceirização no sudeste do país, por ter um custo-benefício melhor.

Os processos de negócios terceirizados incluem processos de back-office, front-office e atendimento ao cliente. Isso inclui trabalhos como: folha de pagamento; contabilidade; administração; central de atendimento/atendimento ao cliente; gerenciamento de TI; marketing e mídias sociais; verificações de antecedentes para funcionários e logística.

+ Leia mais sobre Business Process Outsourcing

Exemplos de BPO

Os processos de negócios que são comumente terceirizados e incluem processos de back-office, front-office e atendimento ao cliente. Isso inclui trabalhos como:

  • Folha de pagamento
  • Contabilidade
  • Administração
  • Central de atendimento/atendimento ao cliente
  • Gerenciamento de TI
  • Marketing
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Qualificação de leads
  • Verificações de antecedentes para funcionários
  • Envio/logística
BPO

Como saber se preciso do BPO?

Identificar um problema é a parte mais difícil do processo, pois, é necessário um senso crítico detalhado de todas as etapas e funções da empresa. Por isso, é importante ter anotado todas as avaliações e analisar com base em métricas confiáveis. 

Escopo do processo de descoberta do problema

BPO

Como toda relação profissional, é importante tomar todos os cuidados legais para ter segurança jurídica e a melhor experiência. Veja aqui uma relação de cuidados que devem ser tomados e que vão garantir o sucesso da operação do BPO Financeiro:

  • Garantir a segurança dos dados da empresa através de uma ambiente único e integrado;
  • Estipular um processo de comunicação claro e direto, seguindo rituais específicos para cada tema;
  • Ser transparente nas informações, não misturando temas que não se relacionam;
  • Criar processo de validação do fluxo financeiro em mais de um nível, garantindo a segurança dos valores em conta pessoa jurídica.

+ Terceirização de processos LocX: saiba mais

Conheça alguns benefícios do BPO para empresas:

Conheça alguns benefícios do BPO para empresas: A terceirização das atividades ou funções pode trazer inúmeras vantagens que variam conforme a demanda e o perfil da empresa. Dentre eles, destacam-se:

‍Redução de custos: A adesão a terceirização financeira reduz os custos com funcionários, com a manutenção do ambiente e estrutura física, além de promover uma melhora administrativa. Isso é, ter esses serviços supervisionados por uma equipe especializada e experiente, reduz as chances de ter uma quebra das obrigações fiscais e societárias.

‍Melhores resultados: O objetivo de terceirizar é ter mais tempo para cuidar do core business, com isso, após a terceirização das atividades e o apoio da empresa parceira para desenvolver a estratégia, será possível ter os melhores resultados e análises assertivas.

‍Base para tomada de decisão: Ter critérios fixos e confiáveis ​​é primordial para a análise, gerência e tomada de decisão. A empresa de BPO terá o controle financeiro, contábil e fiscal para gerenciar, enquanto os empreendedores devem receber valiosas informações que só são possíveis de entender com suporte especializado.

‍Redução de risco: O monitoramento da legislação e a atualização técnica auxiliam no cumprimento de prazos e fornecem informações consistentes, reduzindo os riscos relacionados a violação das obrigações. Além disso, manter a organização financeira oferece suporte e segurança para a regularização de acordos financeiros e planejamento de novas fases do negócio.

‍Acesso às melhores soluções tecnológicas: A vantagem de ter uma empresa especializada e tecnológica é a diversidade de ferramentas no mercado, capaz de trazer soluções já testadas e atender as demandas específicas do negócio. Isso economiza custos e tempo da empresa contratante.

+ Secondment: Já conhece esse tipo de terceirização?

Como escolher um parceiro para terceirização de serviços de BPO?

A decisão mais importante para uma empresa é escolher o parceiro de terceirização correto. A transferência de atividades de negócios não essenciais internas para uma empresa de BPO requer gerenciamento de mudanças, pois, cria um impacto nos funcionários, nas operações de negócios e no fluxo de trabalho como um todo.

É necessário estar atento ao processo, uma vez que, agir por impulso pode custar caro e ser uma perda de tempo. A tomada de decisão de terceirização envolve o seguinte processo:

Definir os requisitos: É muito importante ter uma compreensão clara do setor ou funções que realmente precisam ser terceirizadas. Sem detalhes específicos será ainda mais difícil encontrar o parceiro de terceirização perfeito. Além disso, a empresa parceira deve entender o trabalho exato e as especificações do projeto.

Reduzir os critérios de seleção: O passo mais crucial para escolher o fornecedor certo é decidir quais os melhores critérios de seleção, baseado naquilo que você procura e a demanda disponível no mercado. 

Algum dos critérios que podem ser utilizados para selecionar seu provedor de serviços de BPO são:

  • Área de Atuação da Empresa BPO;
  • Serviços oferecidos por eles;
  • Força do funcionário da empresa;
  • Custo de seus serviços;
  • Cases de sucesso.

+ Serviço de BPO para gestão imobiliária LocX

Criar uma lista de  agências de terceirização: com base em seus critérios de avaliação, comece a selecionar algumas agências de terceirização. As empresas pré-selecionadas precisam ser referência no mercado.

Atribuição de projetos piloto: uma vez feito o processo de pré-seleção, agora é hora de escolher a melhor opção e delegar um projeto-piloto. Isso ajuda a avaliar a capacidade da empresa de executar as tarefas que serão atribuídas à empresa contratada.

Avaliação das agências de BPO: este é o passo mais importante do processo e pode ser determinante para o sucesso da terceirização. Ao selecionar a agência é importante estar com os critérios atrelados aos objetivos, essa é a chave para o sucesso. A avaliação pode ser feita com base em critérios como:

  • Logística;
  • A adaptabilidade das atualizações repentinas no projeto;
  • Tempo de execução do projeto;
  • Custo do serviço oferecido.

Acompanhamento do desempenho: O trabalho precisa ser monitorado de perto, garantindo que a empresa de terceirização possa entregar seu projeto a tempo. Assim, como a escolha do parceiro é fundamental no processo de terceirização, acompanhar os passos e a produção da agência é uma prioridade. Compreender todos os passos do projeto vai te ajudar a entender se o trabalho está sendo feito de forma correta, ou não.       

Encontrar o provedor de serviços de BPO certo não é difícil. Agora, você pode terceirizar qualquer processo de negócios para uma renomada empresa de terceirização conforme a sua necessidade. Além do BPO, existem três outros tipos de terceirização de processos: conhecimento (KPO), jurídico (LPO) e pesquisa (RPO). 

Se você precisa ter mais eficiência e flexibilidade para gerenciar ativos imobiliários, talvez seja hora de investir. Avalie as suas necessidades e contrate uma empresa com profissionais especializados para guiar todo o processo.

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Publicado em
19/11/2024
Categoria
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